segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Da Amizade.

Olá Pessoas !!!

Primeiramente desculpas por nunca mais ter escrito algo nesse blog !!! Mais foda-se porque essa merda e minha...

Enfim.

Estou fazendo há duas semanas um curso rápido de literatura latina, instituído pela professora Me. Raquel Naveira (excelente professora).
Começamos pela Época arcaica (240-88 a.C.) ate o século VII. Dentro da Época arcaica vimos em aula um literário, filosofo e o pai do direito Marco Túlio Cicero vulgo Cicero, um dos seus livros que foi usado em sala foi o Tratado Filosófico Da Amizade.

Eu quase chorei em quanto usávamos uma das passagens do livro, vou escreve-la aqui para todos saberem e respeitarem a amizade daqui pra frente !

Da Amizade – Marco Túlio Cicero

A virtude, afirmo-o, ó Caio Fânio e tu, Quinto múcio, a virtude forma e conserva as amizades. Nela reside harmonia, a estabilidade, a constância: desde que ela se mostre e manifeste sua luz e veja e reconheça em outro a mesma luz, aproxima-se deste e recebe-a, por sua vez: em consequência inflama-se ou o amor ou a amizade: pois o nome de um e outro sentimento deriva de “amar”. Amar, todavia, outra coisa não é senão querer áquele mesmo a quem se ama sem visar algum interesse ou alguma utilidade. Mas a utilidade nasce da própria amizade, ainda que tu não a tenhas procurado. Tal foi a afeição com quem amamos, quando jovens, áqueles velhos Lúcio Paulo, Marco Catão, Caio Galo, Públio Nasica e Tibério Graco, o sogro de nosso caro Cipião. Mas a afeição brilha ainda mais entre os da mesma idade, como entre mim e Cipião, Lúcio Fúrio, Públio Rupilio e Semprônio Múmio. Agora, porém, que chegamos á velhice, aquece-nos afeição de jovens como vós e Quinto Tuberão; e Públio Rutilio, conquanto extremamente jovem, e Aulo Virgilio alegram-se com sua intimidade. Visto ser lei de nossa vida e natureza que uma idade suceda a outra, deves desejar ardentemente atingir a meta, como se diz, em companhia daqueles mesmos com os quais iniciastes a carreira. Mas como as coisas humanas são frágeis e perecíveis, devemos procurar amigos a quem amemos e pelos quais sejamos amados. Pois sem a amizade e a benevolência a vida não tem prazer algum. Para min, Cipião conquanto subitamente arrebatado pela morte, vive e viverá sempre, pois amei a virtude daquele homem, a qual não se extinguia. E não apenas a mim, que a tive sempre entre as mãos, ela se apresenta, mas também os pósteros julgá-lá-ão brilhante e insigne. Ninguém jamais conceberá grande Cipião sem colocar ante os olhos a imagem dele Na verdade, de todos os bens que a fortuna ou a natureza me concedeu, nada tenho que possa comparar com a amizade de Cipião. Nela Encontrei acordo sobre o interesse público, conselho nos negócios particulares e um repouso cheio de encantos... Nunca o ofendi em coisa mínimas, pelo menos não o percebi: e nada ouvi dele que desejasse não ter ouvido. Morávamos na mesma casa, tomávamos em comum os mesmo alimentos: éramos companheiros não só na guerra mas também nas viagens e estadas no campo. E que direi do nosso desejo de conhecer sempre algo novo? Nesses estudos passamos, longe dos olhos do povo, todos os nossos lazeres. E se a recordação desses fatos tivesse perecido com ele, eu não poderia de modo algum suportar a perda de um homem tão caro. Não se extinguiu, porém; pelo contrario, nutro-a e a faço aumentar pelo pensamento e pela evocação; e se eu fosse inteiramente privado dessa lembrança, teria um grande consolo em minha idade avançada; pois já não hei de estar muito tempo nesta tristeza. Mas todos os sofrimentos breves devem ser suportados, mesmo que sejam grandes.
Era isto o que eu tinha a dizer sobre amizade. Exorto-vos, ainda a colocardes tão alto a virtude, sem a qual a amizade não pode Existir, que, excetuada a virtude, nada julgueis superior à amizade.

--

Minha breve opinião sobre:

Não podemos de modo algum em qualquer momento da nossa vida ficar sem amizades, elas nos fortalece, ensina e faz viver um pouco mais... Póstumos ou não estamos presentes um para os outros da mesma forma que nos estamos para nossos companheiros de guerras, batalhas e dia-a-dia. Não vendo qualquer eloquência ou circunstancia para evitar essa amizade mais sim fazendo o possível ou não para a mesma sempre se manter, melhorar e ampliar. Isso que nosso caro Cicero diz ser “amor” ou o sentimento de “amar” e fatídico e surpreendente, para quem sente isso e sabe como e viver isso, tem completa certeza que seria impossível viver sem, para aqueles que não têm infelizmente recomendo achar antes que seja tarde de mais para você e sua identidade e lembras posteriores.

Commit...

4 comentários:

Anônimo disse...

Confesso caro hermano, que fiquei emocionado ao ler tal texto. Além de incrível, eu reconheço que muito dele passei ao longo de minha vida. Tanto que uma dessas provas que tenho, e vossa amizade. Que por um dia, apenas fazendo arte e rindo de todo acaso que acontecerá n'aquele momento, ficou alí marcado no tempo o nascer de uma grande amizade. Tão forte que é impossível não te chamar de irmão!

Nice post, nice feeling!

Game Over disse...

Sem palavras hermano, só posso dizer que fiquei comovido e até mesmo pensativo. A amizade é algo que prezo, mas não é com qualquer pessoa, é sim com as pessoas que podemos olhar em seus olhos e saber que são verdadeiras e lhe querem o bem e não se importam se estiver chovendo ou caindo o mundo, eles estarão ali, com um dos punhos cerrados - para lhe proteger - e o outro com aos mãos abertas - para lhe ajudar a levantar. Ótimo post e legal ae o curso que você ta fazendo! Continue irmaum, continue!

Alone disse...

Texto maravilhoso. Concordo plenamente com o que é dito. Nada é mais valioso que a amizade.

Emil disse...

cada um aqui é minha família faça chuva faça sol, estarei onde eu puder e precisarem, nada mais que isso pra dizer.